Rocha, a fruta da família

A FRUTAS ROCHA é uma empresa estritamente familiar que fez o Brasil reconhecer a sinonímia e associar de imediato o sobrenome ROCHA às frutas cítricas, em especial, à mexerica.

Essa história é comum de muitos brasileiros que deixaram sua cidade natal e partiram para São Paulo em busca de sucesso. Com Oswaldo Rocha não foi diferente, aos 14 anos de idade com uma muda de roupas, um trocado e uma marmita cedida por sua Avó partiu da cidade de Piritiba na Bahia, onde morava com seus avós maternos, em busca de sua mãe e seus irmãos em São Paulo. Sempre muito batalhador, exerceu diversas funções e se destacou na indústria gráfica e em especial na Gráfica CBS, onde foi responsável na época pela produção das capas dos discos de diferentes cantores, dentre eles Roberto Carlos, Vanderléa, Erasmo Carlos e tantos outros.

Aos 27 anos, meados de 1973, e com o início de um namoro com Vera Rocha (casados a um pouco mais 46 anos) iniciou no Mercadão de Santo André como “atravessador” de frutas, ou seja, comprava diversas variedades de frutas de pequenos produtores e as vendia como funcionário. Em 1977 começou a trabalhar por conta própria, em 1984 adquiriu sua primeira propriedade rural e em 1985 fundou a Distribuidora de Frutas Rocha.

O Sr. Oswaldo Rocha, sempre foi um apaixonado pelo campo, a FRUTAS ROCHA atualmente possui um pouco mais de 1480 hectares de terras distribuídos em suas três fazendas de produção. Cerca de 731 hectares produtivos e 749 hectares legalmente preservados.

O Sr. Oswaldo Rocha comanda os negócios até os dias de hoje, nos seus 76 anos de idade, está à frente das fazendas “Irmãos Rocha” e “Guaviruva”, essas situadas nas cidades de Pariquera-Açu e Registro (Vale do Ribeira) respectivamente, bem como a fazenda “Três Fontes”, na região Metropolitana de Sorocaba, cidade de São Miguel Arcanjo, tudo ao lado do seu filho e braço direito na produção e expansão, Oswaldo Rocha Filho.

Sob a sua batuta, orquestra de forma harmônica, ano a ano, safra a safra, cerca de 280 funcionários, todos afinados com o seu maestro, aquele que não mede esforços para escolher as melhores matrizes, objetivando sempre a qualidade da fruta, através de uma colheita segura.

Na linha de frente, a FRUTAS ROCHA conta com os três filhos do Sr. Oswaldo, os quais desde muitos jovens acompanham a dedicação do pai. Aprendizado que os deixam orgulhosos do nome que carregam.

Oswaldo Rocha Filho é o diretor administrativo, responsável pela expansão dos negócios, equilíbrio e aumento de patrimônio e prospecção de mercado para inovação e modernidade. O Oswaldo Filho tem um papel fundamental na empresa quando o assunto é produção, novas variedades de frutas, tecnologias no campo, dentre tantas outras que exerce com o pai desde os seus 13 anos de idade.

Fernando Rocha é diretor comercial, responsável direto pela Distribuidora de Frutas Rocha na CEAGESP, atua como principal contato da empresa perante os clientes, comanda a venda de tudo que atualmente é produzido nas fazendas, gerencia a manutenção e capitação dos clientes das grandes redes de varejo, como supermercados, mercados, sacolões, empórios e afins de todo o Brasil. Peça fundamente no ciclo final da produção agrícola da família, Fernando Rocha se dedica integralmente a comercialização desde muito cedo. Iniciou como vendedor, também ao lado do pai, quando tinha apenas 15 anos de idade.

Rodrigo Rocha é o diretor jurídico e compliance, recém-chegado aos negócios da família, trabalhou durante 15 anos como advogado em um grande escritório na Cidade São Paulo. Em 2016 passou a integrar o grupo familiar de forma definitiva e integral com o objetivo principal de atender as demandas legais, administrativas e documentais da empresa.

FRUTAS ROCHA é uma empresa de agronegócio de elevado patamar de desempenho, com foco direcionado ao plantio e colheita de frutas de excelente qualidade, tendo como foco principal a citricultura.

Gráfico de evolução da produção

1985

260 Ton

1990

910 Ton

1995

1.540 Ton

2010

3.510 Ton

Atualmente 2021

10.780 Ton

Nossa história em imagens

Um pouco da nossa memória

n2mcriacao